terça-feira, 11 de junho de 2013

Comer, Beber e Celebrar- Sempre com sabor de gentileza

Olá gente linda, tudo bem com vocês? Continuando nossos posts da Coluna de Etiqueta, vamos dar ínicio a um assunto muito importante, que são as celebrações. Como nos comportar elegantemente em celebrações, jantares e almoços?

Não é incomum que o medo de cometer uma gafe apareça sem aviso naqueles momentos em que estamos em plena atividade social- seja recebendo alguém, seja sendo recebidos. E, quando o evento envolve uma belíssima mesa posta, aí é que as coisas se complicam.... Dúvidas sobre como se portar à mesa são ainda mais comuns do que você imagina.

Vamos dar dicas em vários posts com tudo que você precisa saber para desempenhar com elegância seu papel de convidado ou anfitrião, com dicas que vão desde como escolher a melhor maneira de receber até como manusear os talheres da forma correta.






Tipos de serviço: o tom de seu encontro

Da festa mais luxuosa ao encontro mais descontraído entre amigos, todos os eventos passam pela escolha do tipo de serviço mais adequado. Existem vários tipos de serviço, cada um com sua dose de formalidade ou casualidade- que determina a maneira como uma refeição será servida, incluindo desde a arrumação do espaço e a montagem da mesa até o tipo de cardápio mais apropriado. Falaremos aqui dos serviços à francesa, à inglesa e à americana e do que fazer, seja você convidado, seja anfitrião.






Se você é o anfitrião, ao escolher o tipo de serviço, deverá levar em conta:

  • o tipo de encontro que quer, o clima que deseja criar ( grau de formalidade) e as pessoas que vai reunir;
  • a disponibilidade de espaço para acomodação dos convidados;
  • o orçamento e o tempo de organização disponíveis;
  • se poderá ter ajuda externa ( garçons, copeira, etc).



Se você é o convidado, preste atenção na dinâmica dos serviços e não faça feio nem no mais formal dos jantares.



No próximo post explicaremos detalhadamente um jantar à moda francesa. Até breve. Bjinhos

Fonte: Pequeno Livro de Etiqueta- Ana Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário